sábado, 19 de março de 2011

Eu Sou o Número Quatro – Pittacus Lore

image* Título Original: I AM NUMBER FOUR

* Preço: SARAIVA | SUBMARINO | CULTURA

* 352 páginas

Nove bebês aliens estão se escondendo entre os seres humanos, eles fugiram de seu planeta natal, Lorien, para se esconder na Terra. Uma espécie invasora, os Mogadorians, destruíram seu planeta, e seguiram eles a Terra para caçá-los. Cada um dos nove aliens é dado a um tutor para desenvolver seus poderes sobre-humanos enquanto se tornam adultos e lhes são atribuídos números. Estas últimas crianças de Lorien só pode ser mortas na sequência de seus números.

John (ou pelo menos assim chamado), é um alienígina que precisou ir embora do seu planeta ainda criança, quando ele estava sendo atacado por outros alieníginas. Ele e seu padrinho, “Henry” (também é um nome falso), foram para Terra viver escondido e tentar ter uma vida normal… porém isso não é possível. Os mogadorianos, aqueles que invadiram seu planeta, estão atrás deles… e de outras crianças, cujo 3 já foram mortos.

É com essa idéia que gira a história de “Eu Sou o Número Quatro”, lançamento da Intrinseca (e que logo terá filme aqui no Brasil). Um YA Book diferente por toda a história ser narrada pela visão de John, e não dessa vez por uma menina, como estamos acostumados.

Confesso que existe alguns ganchos soltos na história, pontos que ainda não ficaram muito claros para mim sobre toda essa perserguição, em alguns momentos soando até confuso. Tinha que voltar as páginas para entender sobre essa guerra, mas apesar disso, é um livro com narrativa gostosa e uma trama que prende por horas e horas. A história do garoto que está cansado de fugir, o primeiro amor e o medo de perdê-lo, o primeiro amigo de verdade para alguém que não parava na mesma escola por mais de sete meses… todas essas emoções são vistas e experimentadas pela visão de John, tornando os sentimentos bem mais intensos. Sou super manteiga derretida e confesso que chorei no final. :D

A personagem Sarah também foge dos clichês das mocinhas de YA Books que estamos acostumadas a ver. Gostei dela e do destaque que ela teve – ainda que não fosse muito grande. Espero que ela volte nos próximos livros. 

Acredito que, pela narração ser de um garoto, os pensamentos e ações são mais práticas. Lamúrias, choros, brigas, mais choros, tudo isso some em “Eu Sou O Número Quatro”. Tudo é mais rápido, prático, e talvez alguns possam sentir falta desse “aprofundamento” nas emoções.

O livro tem um chamado – talvez até uma bronca sutil sobre o meio ambiente, o planeta e no modo como os usamos, e o autor faz isso sem soar clichê, batidinho, o que torna o livro bem agradável. Achei toda a história muito boa.

O livro faz parte de uma trilogia, deixando aquela pontinha de curiosidade para o próximo livro. Ação, romance, amizades, poderes especiais e perdas, tudo isso é tratado no livro, e abaixo você confere o trailer do filme:

 

Capa americana:

image

Cotação:

4 estrelas 

Assinatura