quinta-feira, 3 de março de 2011

Crescendo – Becca Fitzpatrick

image

* Título Original: Crescendo

* Preço: SARAIVA | FNAC | CULTURA

* 288 páginas

Nora deveria saber que sua vida estava longe de ser perfeita. Apesar de começar uma relação com seu anjo da guarda, Patch (quem, título à parte, pode ser descrito como qualquer coisa, menos angelical), e sobreviver a um atentado a sua vida, as coisas não parecem melhorar. Patch está começando a se afastar e Nora não consegue descobrir se é para o seu próprio bem ou se o seu interesse voltou-se para sua arqui-inimiga, Marcie Millar. Sem contar que Nora é assombrada por imagens de seu pai e ela fica obcecada querendo descobrir o que realmente aconteceu com ele naquela noite em que ele partiu para Portland e nunca voltou para casa. Quanto mais Nora se aprofunda no mistério da morte de seu pai, mais ela começa a se perguntar se sua ascendência nefilim tem algo a ver com isso, assim como o por quê de ela estar em perigo com mais freqüência do que as garotas normais. Já que Patch não está respondendo suas perguntas e parece estar atrapalhando, ela tem que começar a procurar as respostas por si só. Confiar demais no fato de que ela tem um anjo da guarda põe Nora em perigo de novo e de novo. Mas ela pode mesmo contar com Patch ou ele está escondendo segredos mais obscuros do que ela pode imaginar?

Existe aquele livro que você cria muitas expectativas, espera ansiosa, e no fim foi expectativa demais para uma história simples. Foi essa a sensação que Crescendo me passou.

Eu gostei do livro, gostei de voltar a rever os personagens, Patch, a Vee que ganha um destaque muito bom no livro, tornando a personagem muitas vezes mais legal que a própria Nora. Muitas vezes foi ela quem robou a cena, e Nora… bom, Nora ficou muito fraca nesse livro. Tudo, a coisa mais simples é motivo para choros, para brigas que as vezes não tinha tanto fundamento, gritos, magoações e afins. Mesmo assim, vou contra a correnteza ao dizer que, assim como ela foi fraca, em certos momentos gostei das suas atitudes. :P

A narrativa do livro é ótima, flui tão bem que terminei ele em um único dia. Mas não posso deixar de pensar que essa não era a história original que a Becca criou para seu segundo livro. Em um chat a autora revelou que foi obrigada a mudar a história, e muitas vezes me peguei pensando se o original seria melhor dessa que ela foi “forçada” a pensar. Recriar algo que já está em sua cabeça não é fácil.

Patch apareceu poucas vezes, mas garante boas cenas. Quem ganhou um bom destaque além de Vee foi um novo personagem, pensei que ele seria um clichê já bastante utlizados nos YA Books, mas gostei ao saber que fui surpreendida.

Um ponto forte do livro é o mistério, principalmente o que envolve o assassinato do pai de Nora. As últimas páginas, mais especificamente a última, deixa você com aquela sensação de precisar urgente ler a continuação, que já tem nome lá fora. “Silence”. (Silêncio)

Em geral, um ótimo livro, um final que vale as 288 páginas. Deixou um pouco a desejar para suprir minha ansiedade, mas ainda assim gostei dele. Agora é ficar aguardando pelo terceiro.

image

Cotação:

4 estrelas

 

 

 

Assinatura