quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Tim – Colleen McCullough

image

* Título Original: Tim

* Preço: CULTURA | SARAIVA | FNAC

* 335 páginas

Um idílio em que ambos dão e recebem muito, mas que infelizmente se modifica, como acontece com todos os idílios...

Uma história de singela e suave beleza, de inesperados acontecimentos que tanto tocarão os leitores como os surpreenderão.

Adoro um livro de romance voltado para um personagem deficiente, ou que contenha essa temática. Acho que muitas pessoas deveriam ler livros do gênero, são verdadeiros tapas com luva de pelica para uma sociedade que está longe de se desligar de seus preconceitos.

Normalmente esses temas são mais comuns em romances de banca, vira e mexe você acaba encontrando um. Dessa vez “Tim” é um livro de livraria, uma reedição para ser mais exata. E a história não poderia deixar de encantar contando sobre um homem descrito como “o próprio Deus Grego”, mas com deficiência mental.

Como a sociedade lida com ele não é muito diferente da realidade. Seus pais ensinaram-lhe tudo o que puderam e até onde a capacidade de Tim lhe permitia, porém sempre há uma limitação do personagem. Ele é ridicularizado pelos amigos de trabalho, jamais arranjou uma namorada, não consegue entender as horas, ler ou fazer contas que não fossem mais simples. Porém isso não impede que Mary Horton aacabe se apaixonando pela beleza tanto física como interior de Tim.

A narração da autora é bem simples, as vezes sem entrar em maiores detalhes. A história em si é maravilhosa, linda, mostrando como um amor pode superar as dificuldades e até os preconceitos de uma sociedade. Como lidar com um homem que as vezes tem alma infantil, doce, que pode chorar como uma criança pequena, e nas outras é um homem como qualquer outro, com desejos intensos, com sentimentos de um adulto. Mary Horton aprende a lidar com tudo isso.

Sem dúvida, todas as estrelinhas possíveis e mais algumas.

image

Cotação:

5 estrelas

Assinatura