segunda-feira, 8 de março de 2010

A Carícia do Vento - Janet Dailey


image

Touch the Wind 

Livro que marcou a estréia de Janet Dailey na lista dos mais vendidos do The New York Times, A Carícia do Vento consagrou a autora como uma das maiores romancistas do gênero. A protagonista é a jovem milionária Sheila Rogers, bela, impulsiva e mimada que vivia em Austin, no Texas. Sheila contraria as expectativas de seus pais e foge para Juarez, no México, com Brad Townsend, um homem bonito e envolvente, mas que nada mais era senão um caça-dotes. A lua de mel do casal converte-se num verdadeiro inferno quando seu marido é brutalmente assassinado e ela é sequestrada e levada por um bando de pistoleiros para um esconderijo nas montanhas. É ali que Sheila conhece Ráfaga, homem corajoso e idealista, e logo o ódio se transforma numa paixão arrebatadora.

Sábado comecei a conversar sobre esse livro com algumas amigas, e pensei que A Carícia do Vento seria ótimo para a resenha de segunda feira. Não só o tema do livro é excelente para motivos de debates, como também o livro é um dos meus favoritos.

Muita gente já deve ter lido algum livro em que a moçinha é seqüestrada e acaba se apaixonando pelo seu raptor. (aqui no blog tem a resenha de A Rebelde, o livro da Hannah Howell que faz bem o tipo desse gênero). Mas Janet Dailey consegue se superar, mostrando uma visão perfeita do que seria a verdadeira síndrome de Estocolmo. (quando a vítima se apaixona ou sente pena de seu raptor)

O livro é contemporâneo. Se passa no México, quando Sheila Rogers decide fugir com seu namorado Brad para lá, casando sem o consentimentos dos pais. Ao que tudo parecia um conto de fadas, acaba virando pesadelo. Sheila acaba descobrindo que o príncipe encantado que se casou na verdade era um mau caráter, arrogante, e prepotente que não sabia fazer outra coisa senão tratá-la mal e esbanjar o dinheiro dela. Até aí tudo bem - você pensa. Mas as coisas só tendem a piorar quando eles são interceptados por um grupo de homens mexicanos em uma estrada. Brad acaba sendo morto por esse bando,  e Sheila virando refém do grupo de renegados, comandado por Ráfaga.

A princípio pensei que Sheila teria algum tipo de envolvimento com Laredo, o braço direito de Ráfaga. (eu ainda espero que a Janet Dailey faça um livro dele), mas logo Ráfaga entra em cena com seu sotaque acentuado, sua personalidade arrogante, e o seu jeito que o faz parecer mais o vilão do que o moçinho mesmo. Sheila passa por diversas situações que ela mesma coloca como humilhantes, como cozinhar para eles, precisar tomar banho numa cachoeira com Ráfaga a observando, passar o dia trancada no quarto. Sheila tenta fugas, ataques de histeria, xingamentos, mas de nada adianta. Ela descobre que Ráfaga não tem a intenção de pedir um resgate, tampouco desfazer-se dela. E o que era um sentimento de ódio, aos poucos - com uma narrativa crua própria da Janet -, acaba se transformando em amor. As cenas picantes são, do melhor modo para se descrever, selvagens.

Até então eu não conseguia entender como alguém poderia ser capaz de se apaixonar pelo seu captor. Temos vários exemplos de fatos que realmente aconteceram, mas o melhor deles para descrever seria talvez o caso que aconteceu em 1974, quando Patty foi sequestrada em um banco, e juntou-se a eles logo após ser libertada. E lembrando que o livro não é um conto de fadas, Sheila sofre um bocado nas mãos de Rafaga. (não vou estragar com spoiler, mas quem leu sabe do que estou falando), chegando até mesmo em punição física. (essa foi pra mim a parte mais forte do livro).

Ainda assim é difícil odiar Ráfaga o tempo todo. Há momentos em que ele se mostra carinhoso, e também chega sofrer com o próprio sentimento de culpa quando por um erro Sheila acaba sendo raptada (de novo!) por um de seus inimigos. Não recomendo o livro a todos, porém, como eu falei  outro dia, é preciso ler com a mente aberta. Tenho certeza que quem ler vai virar fã desta autora. ;)

10 comentários:

  1. Tem selinho para você no meu bloguinho!!! Beijos mil!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Também sou blogueira, e escrevo resenhas literarias, meu blog é, Uma Janela Secreta: http://www.umajanelasecreta.blogapot.com Gostaria que visitasse, inclusive está acontecendo uma promção, o livro sorteado é A esperança tem muitas faces. Estou te convidando para participar.

    Gostei bastante do seu blog, e estou te seguindo!
    =D

    Beijos!
    Cel,
    www.umajanelasecreta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna!

    Nossa, sua resenha veio bem a calhar, viu. Eu sempre vejo esse livro no Trocando Livros, e ficava me perguntando se era bom. Imaginava que fosse água com açúcar demais, e não me arriscava. Agora, lendo a sua opinião, fiquei bem tentada. Da próxima vez que vir o livro, vou pegá-lo. A temática me interessou muito!

    A Sandra Brown também tem um livro cuja mocinha sofre da síndrome de estocolmo. "A Refém", já leu?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Belle: Muito obrigada! Meu primeiro selinho!! *pulando* Entre hoje ou amanhã eu já posto aqui no blog, vc é uma fofa, viw?!

    Celsinha: Eu já tinha visto sue blog, mas esqueci de favoritar. Obrigado por passar aqui!

    Lilian: Com certeza vale a pena. Eu gosto muito dessa temática justamente pq assim o livro não fica parado. Não li ainda o da Sandra Brown, mas já viu né? To indo ver se eu acho! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Bru! hahah pegou hein? brincadeira!
    Esse livro me lembrou uma novela, mas só o comecinha que ela casa com um cara que é um caça-dotes. Parece ser um pouco forte pelo que você descreveu mas se tem romance, acho que deve ser legal!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. oi Bruna,sou fã de carteirinha da janet , e A CARICIA DO VENTO , está entre uns dos livros marcantes . eu já li pelo menos tres vezes kkkk será que é bom! recomendo!!!estou querendo ler o livro da sandra brown: a refém , mas não consegui encontrar o ebook, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. Nilza: Oi querida, mto. obrigada por ter deixado seu recadinho no blog. Esse livro é perfeito mesmo, amo ele!!! Quanto A Refém, esse é um dos meus desejados, mas infelizmente ainda não existe em ebook (e é raro achá-lo ) Mas se sair, prometo avisar aqui no blog, ok? Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu amei! E a cena em que ela é sofre o castigo, foi ironicamente a derradeira cena para eu me apaixonar pelo Rafaga. É tb quando ela deixa de o odiar e assume para si mesma que o ama. Eu entendi que ele não podia livrá-la daquilo, mas ele sofreu como um condenado por ela ter que passar por isso. Eu amei esse livro e já enviei até um email a autora sugerindo uma continuação ou um final estendido. Bem que eles mereciam.

    Bjs
    Carla

    ResponderExcluir
  9. Ahhh,A Caricia do Vento....adoroooo. Mas como gosto de tudo explicadinho, mas duas folhas do livro com o epilogo seria ótimo, pelo menos enfatizando a união deles e o nascimento do bebê.
    Exigente que sou, kkkkkk

    Lilian

    ResponderExcluir
  10. Realmente um livro q não é pra qualquer um
    Mais è um dos melhores livros que eu já li

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL