sábado, 25 de setembro de 2010

Sangue e Gelo – Robert Masello

image Em Sangue e Gelo, conhecemos a dimensão trágica da história de amor entre o tenente Sinclair Archibald Copley, do 17º Regimento de Lanceiros do Exército inglês, e a enfermeira Eleanor Ames, da equipe formada pela pioneira da enfermagem, Florence Nightingale. Um amor que sobrevive aos preconceitos de classe, ao horror da Guerra da Crimeia - e aos séculos. Testemunhamos, através do olhar atento e um tanto amargurado de Michael Wilde, a dura sobrevivência de militares e cientistas numa base isolada no continente mais inóspito da Terra. E, quando o gelo derreter, saberemos o que pode acontecer quando esses dois mundos se encontrarem.

*Preciso dizer que a resenha é sem spoiler? :)*

É um livro que me surpreendeu em vários aspectos. Quando começei a ler, meio que imaginava do que se tratava, mas fui enganada, hehe. Realmente eu não esperava uma reviravolta tão inusitada e brusca.

Não vou contar muito, para não estragar a surpresa. Pra quem leu Labirinto da autora Kate Moss, aqui  segue o mesmo esquema de narrativa. Um capítulo vai para o passado, em 1854, contanto a história do jovem Tenente Sinclair,  e como ele se apaixonou por Eleanoir, uma enfermeira. No capítulo seguinte volta ao presente, contando a história de Michael, um fotógrafo que mesmo após algum tempo ainda se sente abalado pela perda de sua mulher, e conta então sua oportunidade de ir a uma expedição para uma matéria de sua revista. É lá, como a própria contracapa do livro diz, que ele encontra Sinclair e Eleanoir em um cubo de gelo nas profundezas do Antártico. Até a metade do livro segue esse esquema de narração, e é a outra metade que o torna interessante.

Eu adorei mesmo, embora tenha pequenas críticas a fazer. Achei que o autor poderia ter explorado mais as personalidades dos personagens. Com um enredo tão rico, personagens divergentes, o autor faltou em se aprofundar nas características marcantes de cada um deles. Confesso que ainda estou meio chateada pelo final. Acho que talvez eu esperava um outro desfecho para um dos personagens principais do livro. Talvez seja essa minha única crítica mesma, porque de resto fiquei vidrada para saber o que aconteceria. O autor conseguiu fazer uma idéia um tanto inovadora, que surpreende, e um romance delicado. Recomendo evitarem resenhas com spoilers, ou vai perder toda a graça do “mistério” do livro; inclusive deixei até de incluir um dos marcadores aqui do blog senão estragaria a surpresa. A-d-o-r-e-i!

Abaixo segue o booktrailer:

Cotação:

4 estrelas

Assinatura Bruna