segunda-feira, 22 de junho de 2015

A Seleção – Kiera Cass

image

-Ficha Técnica:
-Título Original:
The Selection
-N° de páginas: 368
-Editora: Seguinte
-Sinopse: Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar alguma coisa nela desejaria apenas ter um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto. Um dia, America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa. Mas é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma...

A Seleção, de Kiera Cass, é o primeiro livro de uma série juvenil publicado pela primeira vez em 2012 pela editora Seguinte. Deixando de lado o cenário sombrio distópico apresentado por muitos livros do gênero, Kiera Cass mergulha numa história singular, cujo foco está em apresentar um mundo dividido por castas. A pobreza e a miséria dependem do grau no qual você está inserido, ocorrendo de forma crescente: quanto maior o número da sua casta, mais pobre e miserável sua família será.

Contudo, um apogeu tétrico pungido por um governo opressor não é, a princípio, o foco da história. Na verdade, A Seleção é construído de um jeito leve e divertido, sobre o alicerce de uma “cinderela distópica”. Em Iléa, um país nascido após uma grande guerra, é comum que os príncipes se casem com plebéias. Foi assim com a mãe de Maxon, e assim seria quando fosse a vez dele de escolher uma pretendente. Trinta e cinco candidatas seriam selecionadas para o conhecido reality show A Seleção, onde só uma delas seria a sortuda a ganhar o posto de princesa ao lado de Maxon. Qualquer garota estaria mais do que ansiosa para ter esta chance.

Qualquer uma, menos America. Impulsionada pela mãe, a garota se inscreve e, surpresa, descobre que ficou entre as finalistas. Abandonar a família para morar no palácio, por tempo indeterminado, enquanto é acompanhada por uma rede de TV, passando por aulas de história, rivalidades e jantares reais, não estava em seus planos. Mas uma vez lá dentro, America vai descobrir que A Seleção pode ser, de fato, uma oportunidade única, especialmente ao conhecer mais a fundo o príncipe Maxon. A aproximação dos dois lhe mostrará que Maxon é mais do que apenas sua aparência de um belo príncipe.

A Seleção é, na melhor das definições, uma leitura doce e singela, que atrai pelo ritmo com que a história é contada. Sem se prender a uma narrativa densa, o que Kiera Cass nos apresenta é uma leitura rápida, onde tudo flui de forma harmoniosa. Personagens juvenis interessantes incrementam a qualidade da história, e embora não esteja livre de alguns clichês – como o triângulo amoroso –, America e Maxon deixam a leitura ainda mais viciante. America é uma protagonista forte, e Maxon, com seu jeito tímido de príncipe adolescente, é irresistível. Sua bondade e seu flerte doce é só parte do charme que acompanha o garoto.

Mesmo sendo avessa a livros distópicos, A Seleção foge a regra.  A história trata, principalmente, sobre as discrepâncias sociais, mas também aposta em um romance que há muito tempo eu não experimentava em uma leitura: doce, inocente e juvenil, mas que consegue, ainda assim, arrancar ótimos e longos suspiros de um leitor. A  Seleção fica entre as leituras mais leves que tive este ano, mas certamente uma das que ficará entre as preferidas de 2015. As expectativas para “A Elite”, continuação do livro, não poderiam ser maiores após a excelente leitura.

- Nota:image

Capa original:

image 

Obs: Queria agradecer a Mayara Tashiro, do blog Silêncio Contagiante, que foi quem me deu o livro. Obrigada pelo presentão!!!

image 

image

Um comentário:

  1. Nossa, eu DEVOREI essa série! Agora quero ler o quarto livro que saiu recentemente "A Herdeira", mas não tive tempo até agora =(

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL