terça-feira, 4 de novembro de 2014

Filme: La Belle et la Bête

image

“La Belle et la Bête” é a versão do clássico de “A Bela e a Fera”, história originalmente criada por Gabrielle Suzanne. A versão francesa estreou recentemente nos cinemas mundiais, com um elenco de peso para protagonizar a história entre Bela, filha de um comerciante financeiramente arruinado,  e a Fera, um príncipe amaldiçoado na forma de uma terrível besta, vivendo isolado em seu próprio castelo.

image image

A história segue os passos do clássico original de 1740, a exceção de alguns elementos que fazem parte das últimas versões do conto. O pai de Bela, ao perder sua fortuna, se muda com a família para uma casa no campo. Desgostoso com sua situação, ele decide partir em busca de bons negócios, o que deixa toda a família entusiasmada. As filhas mais velhas não hesitam em pedir jóias e vestidos caros, porém Bela, ao ser questionada sobre o que gostaria de ganhar, pede ao pai lhe traga somente um rosa.

Durante sua viagem, o comerciante se perde em uma tempestade e acaba parando em um castelo. Após se esbaldar em um banquete, o pai de Bela visita os jardins do local e descobre um magnífico canteiro de rosas. Ele não hesita duas vezes em cortar uma das flores para levar à filha, mas é surpreendido pelo ataque de uma fera terrível, que o condena à morte. Ao retornar para casa, contando os fatos à família, Bela vai ao castelo para tomar o lugar do pai na terrível sentença do monstro.

image image

É inegável que os efeitos visuais saltam aos olhos logo nos primeiros minutos do filme. O cuidado com o figurino e a ambientação também conferem a “La Belle et la Bête” uma atmosfera mágica, própria de um conto de fadas. Mas nem todo o arsenal de arte e de fotografia parecem serem o suficientes para suprir o incômodo pela falta de um enredo mais rico; uma interação entre os protagonistas que não se limitasse a dois ou três diálogos por cena. Afinal, um dos maiores encantos da história sempre foi, sem dúvida, o envolvimento da doce e gentil Bela com a terrível Fera.

Talvez a proposta fosse trazer um romance sutil voltada para o público jovem, mas a dose exagerada de sutilezas prejudicou a história. O filme escorrega pela falta de paixão que convencesse o espectador do abrupto “eu te amo”. Léa Seydoux, ao interpretar Bela em uma atuação quase pacata, passa mais tempo tendo sonhos sobre o passado da Fera ou explorando o castelo do que travando uma relação consistente com o príncipe. Após algumas cenas, como num passe de mágicas que não consegue convencer, o amor nasce de uma hora para outra.

image image

“La Belle et La Bête” é um encanto visual desperdiçado com um enredo fraco. O filme tinha grandes chances de se tornar um dos mais promissores a recriar o conto de “A Bela e a Fera”, porém o resultado, infelizmente, é uma história apática e um romance morno. Um pouco mais de ousadia certamente teria caído bem.

image

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL