segunda-feira, 4 de agosto de 2014

[série] Outlander: Sassenach 1x01

 image

Outlander era uma das maiores novidades para o segundo semestre deste ano. A nova série de TV é baseada nos livros homônimos da autora Diana Gabaldon, cujo primeiro volume – A Viajante do Tempo –, será relançado no Brasil pela editora Saída de Emergência. A história da série, tal como a dos livros, retrata as peripécias de Claire ao atravessar um portal que a leva para o passado. Presa no período da revolução jacobita, duzentos anos antes de seu tempo, a protagonista terá que conquistar a confiança daqueles que lutam contra a Inglaterra, além de passar por provações para se adaptar àquele novo mundo. Claire também não esperava se apaixonar por alguém como Jamie Fraser, um jovem escocês que precisou de seus cuidados. A atração mútua faz com que Claire e Jamie se tornem próximos, levando-a a enfrentar seus próprios sentimentos em relação a sua vida anterior.

image image
image image

O primeiro episódio, intitulado Sassenach, é uma introdução minuciosa ao contexto histórico do livro. As explicações sobre lendas e rituais, termos gaélicos e passagens da história – uma vez que Frank, o marido de Claire, se encontra em uma pesquisa particular sobre a árvore genealógica de sua família -, ditam um ritmo mais lento, porém não menos interessante, ao início da trama. A proposta é abraçar tanto o leitor dos livros já familiarizado com o enredo, quanto ao telespectador de primeira viagem, que certamente precisará de um embasamento razoável para se situar no tempo e no espaço da série. Além disso, quase metade do primeiro episódio é focado na relação entre Claire e Frank durante a viagem na Escócia – o que, para muitos, foi dispensável. Entretanto, achei importante terem ressaltado esta parte da história.

Os livros são narrados em primeira pessoa pela protagonista Claire. Já na série seus relatos não são constantes, mas se entrelaçam sutilmente a determinados momentos do episódio. Assim, cria-se uma semelhança próxima com os livros – uma narração que descreve os pensamentos, os medos e os receios de Claire. Muitas vezes, é através da visão da personagem que compreendemos melhor sua história, como também tomamos parte de suas opiniões a respeito do mundo desconhecido do qual ela é introduzida.

image image

Na segunda parte do episódio contamos com o belo cenário da Escócia e o tão aguardado encontro entre Jamie (Sam Heughan) e Claire (Caitriona Balfe). Nada poderia ser mais perfeito: cada momento do começo do livro parece costurado delicadamente às cenas do primeiro episódio – desde a troca de olhares até passagens mais abrangentes, como a fuga de Claire, os primeiros cuidados que ela oferece ao rapaz e a aparição de Randall – o vilão da história. Destaco especialmente a atuação de Sam Heughan, que não só possui as mesmas características físicas do personagem, como incorpora, de fato, um jovem escocês com a personalidade dada a Jamie Frasier. Contudo, os demais atores também transmitem a mesma veracidade a seus respectivos personagens.

image image

Outlander (ou A Viajante do Tempo, no Brasil), estreia com um gostinho promissor de um romance histórico intenso e envolvente, bem próximo ao livro. Para quem esperava um ritmo alvoroçado, pode ter se decepcionado um pouco – especialmente pelo episódio ter uma hora de duração. Eu, particularmente, adorei cada atenção dada aos pormenores do livro: músicas lindas, cenas quentes, olhares intensos, diálogos fiéis e lutas de espadas são só uma pequena amostra do que a série trará. Estou apaixonada!

Trailer:

*imagens: Google

image

3 comentários:

  1. Olha, não tive paciência pra ler os livros. Cheguei a comprar 2, mas dei um e troquei o outro. Não é só por serem extensos, mas é que li algumas resenhas sobre os livros posteriores ao primeiro (se não me engano foi sobre o 2º e o 3º) que diziam coisas sobre o enredo que realmente não curto nos romances. Mas a série de tv já é outra história. Confesso que estou bem ansiosa pra assistir. Nos livros não consigo ler "a tal situação", mas assistir na tv eu consigo numa boa, hehe! Já tá na minha lista!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  2. Ei Bruna,
    Essa série é tudo!! Já tenho os 7 primeiros volumes lançados pela rocco. Apesar do relançamento pela Saida de Emergencia, vou ficar com a edição antiga mesmo. Não compensa comprar de novo. rsrs
    Estou até com medo de assistir a série! Amo tanto a história que tenho receio de estragarem a magia da trama.
    Mas vou assistir sim! Impossivel resistir.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Bru, estou lendo o primeiro livro e vi o primeiro episódio da série. Amei, me encantei, apaixonei !!!!! Cenário lindo, músicas lindas e como você mesma falou estão muito coerentes com o livro até agora. Tenho que avançar na leitura para continuar assistindo rsrsrs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL