quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A Outra Vida – Suzanne Winnacker

image- Ficha Técnica:

- Título Original: The Other Life

- 270 páginas

- Sinopse: O mundo de Sherry — de uma hora para outra — mudou completamente. Por causa de um vírus muito contagioso, as pessoas que ela costumava conhecer, e quase todas as pessoas de sua cidade, Los Angeles, na Califórnia, se transformaram em mutantes assustadores. Esses mutantes têm uma força excessiva, são ágeis, o corpo é coberto de pelos, eles lacrimejam um líquido imundo e… comem gente! Portanto, não há muito o que fazer — talvez tentar fugir — quando se encontra algum deles. A não ser que você tenha ao seu lado a força e a determinação de um jovem como Joshua. Joshua perdeu uma irmã para os mutantes e sua raiva é tão grande que ele seria capaz de vingar todos aqueles que perderam alguém para as criaturas. No entanto, para que esta revanche aconteça, é preciso prudência. Afinal, até que ponto a disseminação deste vírus foi uma coisa realmente natural? Que poderosos interesses estão por trás desta devastação? E será que Joshua e Sherry conseguirão ter a cautela necessária para lutar contra as criaturas justo agora que seus corações estão agitados pelo começo de uma paixão?

- Nota: clip_image004

[OFF TOPIC]

A Outra Vida é um livro distópico ambientado em um mundo tomado por aberrações descritas como “Chorões” – seres desenvolvidos por um vírus da raiva que se alastrou por Los Angeles, saindo de controle. Os Chorões – denominados assim devido ao som similar à um choro no qual produzem –, possuem compleições diferentes: alguns se parecem quase como humanos, outros são animais peludos que soltam pele, correm com quatros patas, possuem olhos animalescos e características ferozes. Há um senso comum em todos eles: caçar e matar humanos.

Sherry e sua família vivem em um abrigo, longe de qualquer ameaça. Por três anos eles ficaram longe da civilização, até que, um dia, a comida acaba. Sabendo que sua família morreria em pouco tempo se não fizesse nada, o pai de Sherry decide sair do abrigo à procura de comida. A menina consegue convencê-lo a levá-la junta. Entretanto, ao encontrarem um supermercado abandonado, as coisas fogem de controle e ela e seu pai são atacados por vários Chorões. Sherry é salva por Joshua, um adolescente que está em busca de vingança. Seu pai, porém, desaparece, e Joshua promete trazê-lo de volta. Antes, contudo, ele a levaria, juntamente com o resto de sua família, para o Refúgio, um dos últimos abrigos que restara na região.

O começo do livro é muito bom. Sob a ótica do suspense psicológico, somos introduzidos a vida de uma família que passou três anos dentro de  um abrigo construído embaixo de sua casa. Suzanne Winnacker utiliza-se de uma descrição que preza pequenos detalhes importantes para dar veracidade ao tom de seu texto: a sensação do calor abafado, o suor na testa, a respiração entrecortada, o gosto da comida na boca… tudo é descrito de um modo que passamos a fazer parte daquele cubículo sufocante em que a família vive para sobreviver. A experiência sensorial me conquistou logo nas primeiras páginas e passei a ler ansiosa pelo que viria a seguir.

Decepcionará, entretanto, quem esperar um enredo com muito sangue, correria e zumbis à todos instante. A história possui um ótimo ritmo, mas seu foco é destinado a um objetivo mais centrado na trama, que é o resgate do pai de Sherry. Enquanto isso há pequenos acontecimentos paralelos, porém por ser um livro curto, o foco mantém-se no resgate e na tentativa de sobreviverem a essa tarefa. Sherry e Joshua passam boa parte da história percorrendo ninhos de Chorões para descobrirem o paradeiro do pai dela. A cada novo capítulo, há uma passagem de uma página contendo alguma lembrança da personagem antes do vírus, mostrando interesses corriqueiros como garotos, festas e escolas.

O enredo é leve, mas achei-o na medida certa. Algumas coisas me incomodaram na leitura, como por exemplo, a autora sempre trazer cálculos específicos em dados momentos para dar um tom impactante à história. Eu explico: Sherry diz que passou cinquenta e cinco mil minutos desde a última vez que rira, ou tantos mil dias sem comer uma barra de chocolate, tantos minutos sem chuva etc, etc. Quem faz cálculos assim em meio a fugas e cenas de tiros? Soou forçado e muito repetitivo. A exceção dessas passagens, a escrita da autora é fluída e muito gostosa, tanto que terminei a leitura em apenas dois dias.

Com personagens interessantes – o qual escondem passados que são aos poucos desvendados –, A Outra Vida é uma história curta que teve um ótimo desfecho. A autora atiçou o leitor propositalmente para a continuação, e devo dizer que não só comprei a ideia como fiquei ansiosa para o próximo livro.  Reunindo ingredientes como ação, um romance leve e a busca pela sobrevivência, Suzanne Winnacker construiu uma história promissora, sem deixar pontas soltas. Espero que a editora não demore a publicar a continuação!

Capa original:

image

image

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL