quarta-feira, 10 de julho de 2013

O Projeto Rosie – Graeme Simsion

image- Ficha Técnica:

- Título Original: The Rosie Project

- 319 páginas

- Sinopse: Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.

- Nota: clip_image004

Iniciei minha leitura sem grandes expectativas, o que deu certo. Não porque o livro seja ruim – O Projeto Rosie traz um enredo interessante e apresenta uma narrativa dinâmica, o que tornou a leitura muito prazerosa –, porém quando terminei a última página, fiquei com a sensação de que a história teria um potencial muito maior se tivesse sido mais aprofundado. O Projeto Rosie é como – e o próprio autor cita em seus agradecimentos – o projeto de um roteiro que ele começou a escrever seis anos atrás. Rápido, diálogos concisos, sem explorar muitos cenários ou sentimentos externos de outros personagens que não fosse o do próprio protagonista, o que por consequência acaba sobrando pouco espaço para desenvolver o romance “gracinha”, embora ele marque presença. Com isso em mente, as chances de curtir a leitura, como foi o meu caso, são bem grandes.

Em O Projeto Rosie, fui conquistada pelo espírito narrativo que beira a certo tom descontraído, deixando o leitor a vontade na história. Aqui, somos logo de início apresentados as características intrínsecas do protagonista que narra a história em primeira pessoa. É quase impossível não lembrar de Sheldon Cooper do seriado The Big Bang Theory, pois Don Tillman também possui certas dificuldades de convívio social. O personagem detesta contato físico, não tem muitos amigos, segue a risca listas que vão desde o cardápio semanal até o tempo cronometrado que leva para prepará-los, lavar o banheiro, chegar em casa ou ir dormir – no mesmo horário –, todos os dias. Com tamanha peculiaridade, as ações de Tillman são quase mecânicas, mas o autor consegue encaixar – por meio dos pensamentos – o lado emocional de seu personagem, que condiz com sua personalidade única. E é nesse ponto que o autor consegue fisgar, pois Don se mostra, ao longo da história, o quanto é humano e tem bom coração.

O argumento da história é desenvolvido por meio do projeto Esposa, este intitulado pelo personagem principal. Decido a seguir o conselho de seu (quase) único amigo, Gene, Don vai atrás de uma esposa. O problema é que sua última tentativa baseada apenas em “deixar rolar” mostrou-se um total desastre e – sendo Don um protagonista prático –, ele desenvolve um questionário com tudo que ele considera necessário em uma esposa perfeita. Beira ao absurdo e machista suas exigências, mas é importante contextualizar a lista dentro do perfil do personagem – o que, portanto, instiga o bom humor em muitas de suas tentativas frustradas para que encontrasse a mulher que respondesse aos tópicos de sua lista. É neste segmento que Don conhece Rosie, alguém que ele pensa ser uma candidata para o projeto Esposa. Ah, mas ela fuma, bebe, chega atrasada e é vegetariana, tudo que ele mais detesta! Porém, antes que perceba, Don se vê mais e mais envolvido com Rosie…

A história tem aquele jeitinho leve; cria uma atmosfera singela e deliciosa. Embora o autor não desenvolva a fundo a construção de ambientes, me pareceu suficiente as informações que temos da universidade ou de Nova York, por exemplo. Ao menos, eu não senti falta. Mas não posso deixar de dizer o mesmo com relação ao romance. Os personagens passam a história tão focados no objetivo único – encontrar o pai de Rosie ou o projeto Esposa –, que os diálogos sentimentais mostram-se vagos e raros ao longo das páginas. Don até convence o leitor do seu amadurecimento interior, apenas porque acompanhamos sua mente, mas não dá para dizer o mesmo de Rosie, que em 319 páginas joga 3 ou 4 tiradas sobre achá-lo bonito ou dá indícios de que está interessada nele. Mas ela tampouco consegue demonstrar com algo mais, mesmo um simples gesto. Outro aspecto está relacionado com determinados argumentos de Rosie com relação ao seu pai, Phill, que também me pareceu vagos e quase injustificável para seu comportamento com relação a ele.

Como eu citei, gostei da história, mas eu teria apreciado muito mais se tivesse um pouco mais aprofundamento nas relações, pois em O Projeto Rosie, todos os holofotes é voltado para o comportamento social de Don – o que deixa os demais personagens um tanto superficiais. Ao mesmo tempo, são as características deste protagonista que garante a história um toque único e delicioso. Nosso personagem é fofo, encanta com seu jeito singelo de ver a vida e muitas vezes também instiga compaixão pelo seu passado. No final, fica uma mensagem interessante sobre ser quem você é e aprender a ceder em um relacionamento. É um livro despretensioso que garante boas horas de leitura.

Capa Original:

image

image

 

Um comentário:

  1. Fui procurar esse livro numa livraria aqui em Cuiabá e ele estava na sessão infantil...e acabei não comprando. Pelo que li,não é nada infantil. Que estranho, né?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL