terça-feira, 30 de abril de 2013

Como eu era antes de você – Jojo Moyes

image- Ficha Técnica:

- Título Original: Me Before You

- Sinopse: [spoiler na sinopse] Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

- Nota: clip_image004

Como eu era antes de você foi minha escolha para sair um pouco dos romance novels, mas não pensei que ficaria tão envolvida com o livro. Desde a primeira página, devorei a história em pouco mais de duas noites, totalmente atraída no relato lindo e emocionante sobre duas pessoas que se conhecem e mudam a vida uma da outra de forma impactante. Abordando questões sociais como preconceito e eutanásia; questões familiares e um romance delicado, Como eu era antes de você é um tapa com luva de pelica à qualquer leitor. Por mais que o livro carregue uma sombra triste, devo confessar que também me diverti muito com a leitura.

A história é contada em primeira pessoa, o que aqui parece aproximar mais o leitor da relação preciosa que Louisa Clark desenvolve com o seu paciente, Will Traynor. Louisa era garçonete de uma das únicas lanchonetes de uma cidadezinha de fim de mundo. Ao perder o seu emprego, Louisa não consegue arranjar outro como garçonete e não se dá bem em outros setores. Depois de tentar por semanas, lhe é oferecido uma vaga de cuidadora de um homem tetraplégico. Com certo ar de orgulho, deixando claro que ela não “limparia traseiro de velho”, a protagonista aceita e passa a trabalhar para Will Traynor.

O protagonista é rabugento e por vezes proporciona certa diversão ao leitor. O começo do relacionamento é terrível; Will provoca tiradas sarcásticas, esbanja humor negro e não hesita em destilar seu veneno com deboches e provocações. Isso, para mim, foi um sopro de ar fresco em um tema tão denso, pois acho que não teria gostado tanto do livro se a autora optasse por um clima tétrico a história toda. Mesmo porque, não ficamos acomodados por muito tempo, Jojo Moyes não hesita em sacudir o leitor para lembrá-lo da condição tetraplégica de seu personagem e seus dilemas que surgem ao longo do livro. São muitos os desafios perante a sociedade – desde sair para ir a um evento  como lidar com olhares de pena e afirmações escabrosas - mas, principalmente, o livro fala de aceitação pessoal, de desafiar a si mesmo e sair da sua zona de conforto.

Isso é simplesmente maravilhoso. Eu me emocionei com a peregrinação de Louisa, sua força de vontade em resgatar Will e fazê-lo perceber as nuances da vida. Se em parte a narrativa em primeira pessoa torna-se um vício, foi graças ao bom humor da protagonista e sua fé em acreditar que era capaz de ajudar o próximo. Ela transborda vida em sua narrativa, há um traço divertido e reflete a esperança. Mas o livro é uma via de mão dupla e Louisa passa por um amadurecimento notório durante a história, uma evolução espiritual gerada pela a amizade doce desenvolvida ao longo do livro. Tudo é contado de uma forma gradativa, sem choque e, portanto, não nos espantamos quando somos levados ao romance.

Mas não espere mais que alguns toques românticos, pois qualquer coisa a mais tiraria o foco da proposta da história. O romance é suave e o tema de amizade prevalece. Aqui, é mais importante mostrar o dilema que Louisa se encontra e sua jornada para mudar o que parece uma decisão inalterável. Fujam de resenhas com grandes spoilers desta parte, pois acho que tiraria toda a “graça” da história, já que é neste momento que somos conduzidos as cenas mais densas. Conforme rolava as páginas, fiquei numa tensão absurda, sofrendo junto aos personagens nesses momentos angustiantes, torcendo para que houvesse um reviravolta.

Como eu era antes de você é um romance lindo sobre como enxergamos a vida. O livro fala de atitude, superação e amor. Se me perguntassem por que eu tirei uma estrela, bom… houve certa ocasião em que não gostei do rumo que as coisas tomaram. Isso é tão pessoal, mas acredito que muitos, ao lerem, concordarão comigo. Há certos caminhos traçados que, as vezes, por mais repetitivos que soem, os autores não conseguem se desvencilhar. Ou talvez eu esteja sendo implicante mesmo. De qualquer modo, preparem-se, porque do riso às lágrimas é um salto pequeno e constante na leitura. É o livro perfeito para quem deseja algo mais impactante, uma inspiração agridoce para o leitor que consegue resistir a emoções mais fortes ou aquele que se debulha em lenços de papéis, mas que, ainda assim, adora uma lição de vida dentro de uma história…

Capa original:

image

image

24 comentários:

  1. Oi,

    Nossa estou doida para ler esse livro!! Mas confesso que estava sem coragem, mas depois da resenha vou criar coragem rsrs

    Bjs!

    http://viciadospelaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bela resenha, transmite tudo o que eu pensei. Nossa eu simplesmente amei o livro, eu li ele todo em menos de dois dias, se alguém estiver em dúvida sobre ler ou não, leiam pois ele é maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natii, obrigada!!!

      O livro é maravilhoso mesmo. Ei, fiquei curiosa, como você reagiu a última parte? :P

      Excluir
    2. ah, a última parte me deixou de coração partido, mas nem tudo são finais felizes né, rsrs bjs! até mais

      Excluir
  3. Ola,

    Eu chorei muito na última parte, mas o livro é lindo... um choque para qualquer um com a preciosidade nos detalhes sobre decisão e mudanças... vale cada lágrima e riso... Sua resenha é perfeita.

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha é perfeita. Terminei de ler o livro agora... e ainda estou com os olhos vermelhos. Ainda não reagi a ultima parte, apenas chorei e procurando outras leitoras para conversar sobre refletir sobre um tema tão delicado. Mas amei os momentos maravilhosos entre Will e Lou... simplesmente lindoooooo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, imagino que os dois comentários acima sejam da mesma pessoa, então vou responder nesse aqui :)

      *SPOILER* Primeiramente, obrigada! :) A relação dos dois é tão linda que a última parte é um balde de água fria horrível. Eu fiquei na esperança de que ele fosse mudar de ideia, mesmo que isso ocorresse na última página. Não consigo imaginar o que eu faria no lugar dela ou no lugar da família, é tão difícil. Por outro lado, eu não condeno a escolha dele. É triste só de lembrar da última cena. :´(

      Mas acho que o mais legal é relembrar os momentos maravilhosos deles. Minha cena favorita foi a da dança no casamento, onde eles dançaram juntos e deixaram todo mundo de boca aberta hehehe. */SPOILER*

      Beijos! :**

      Excluir
  5. Acabei de ler o livro, realmente incrivel, sem palavras pra expressar o que eu senti ao ler esse livro, me apaixonei pela historia, nao queria que ele estivesse acabando, e voce tem algum livro para me recomendar depois desse, depois dele tem que ser um livro bom pra me envolver de novo.
    Krislaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma olhadinha nas resenhas anteriores, geralmente depois de uma leitura mais densa, eu prefiro pegar um livro mais light em seguida (de preferência um que me faça rir). Se você curte romances históricos, os que eu resenhei essa semana são bem "light" e gostosos de se ler. Bjos.

      Excluir
  6. Ola, acabei de ler o livro, ele e realmente incrivel, me apaixonei pela historia, me apego a os livros, queira ele nao tivesse terminando,muito boa sua resenha, so tenho uma pergunta o que voce achou que os autores se desvencilharam do livro, fiquei curiosa realmente nao percebi ou levei tanto em conta assim, seu blog e incrivel, parabens.
    Krislaine(krislainebritooliveira@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Krislaine, obrigada! Estava me referindo ao final do livro. :P

      Excluir
  7. Acabei de ler o livro, um recorde em um dia e meio.
    Me envolvi demais com a história, e o fim me deixou completamente arrasada, mas era algo que esperava (mas não queria), uma linda história!!!

    Ótima resenha, viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, obrigada! :) Eu amei a história, mas o final foi um choque e tanto. Não porque eu não esperava, mas realmente pensei que ele talvez fosse mudar de ideia. Ou ao menos refletir sobre, mas ele já estava decidido desde o começo. :/ Bjos!

      Excluir
  8. Eu mantive a esperança de um final feliz até a última linha. Mas amei o livro. O final foi original, apesar de ser uma hipótese óbvia.

    Amei a resenha!

    Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *spoiler* Eu mantive a esperança de um final feliz até mesmo quando ela viajou para o lugar onde ele morreria. */spoiler* Com certeza foi uma das cenas mais tristes que eu já li... :( Bjos!

      Excluir
  9. eu adorei o livro,interessante pq eu nao li resenha ou sinopse,simplesmente "fui com a cara" e nao me arrependi...
    Sou noiva e fico imaginando se ocorresse com alguem que amo muito,só de pensar me enche de agua os olhos...esse tipo de emocao me acompanhou ateh o fim,chorei rios,e apesar de tudo teve de ser como ser,eu torci por mais,torci por algo quente e uma paixao terrivelmente avassaladora mas nao,ele foi coerente e firme...will deixara muitas saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,

      Não consigo nem imaginar se isso acontecesse com alguém que eu amo, mas não faria muito diferente da personagem. Lutaria até o último momento pela pessoa, porém eu não condeno a atitude dele. É uma questão difícil. =/

      Eu também fiquei na torcida para que houvesse uma paixão mais forte, acho que o Will poderia ter dado uma chance. Os dois eram lindos juntos! Realmente, ele marcou, não foi? Beijos!

      Excluir
  10. BOA TARDE! BOM QUEM TÁ DOIDA PARA LER ESSE LIVRO PREPARE-SE PARA SE EMOCIONAR MUITO! NAO RECOMENDO A LEITURA ELA É MUITO TRISTE, TERMINEI DE LER AGORA E NAO CONSEGUI PARAR DE CHORAR AINDA!

    ResponderExcluir
  11. NAO RECOMENDO A LEITURA DESSE LIVRO, NAO CONSEGUI PARA DE CHORAR AINDA, POIS É MUITO TRISTE É ENVOLVENTE E EMOCIONANTE SEI LÁ NUNCA FIQUEI TAO TRISTE NA VIDA.NEM DÁ PRA COMENTAR DIREITO POIS ESTOU ABALADA COM O LIVRO, NUNCA PENSEI EM LER UM LIVRO E FICAR TAO TRISTE DESCULPEM MEU DESABAFO!

    ResponderExcluir
  12. Foi simplesmente o livro mais lindo que já li. Fico imaginando o tanto que a Louisa deve ter sofrido quando ele pediu pra ela deitar com ele naquele lugar la na Suiça. Era a despedida. Por que ele não mudou de ideia? Por que ele não quis tentar? Se ele a amava, por que não tentar? Mas ele sofria muito com as limitações e eu o entendi, não fiquei com raiva dele. Cada um sabe o que sente. Também sofri pela mãe dele. Mas claro que eu gostaria que ele tivesse mudado de ideia e tivesse optado por tentar. Chorando novamente só por estar escrevendo estas palavras. Acho que tão cedo esquecerei de Will. E aquela carta, chorei até dar um nó na garganta... Lindo d+ o livro

    ResponderExcluir
  13. Terminei de ler mais cedo e faz 3 horas que eu nao paro de chorar, eu nem imaginei que tivesse tantas lagrimas dentro de mim. Virou o meu livro preferido "forever".
    A primeira coisa que fiz quando acabei de ler foi ligar para o meu marido pra dizer que eu o amo muito, mas como eu estava aos prantos ele tomou um batia susto e achou que estivesse acontecido algo.

    ResponderExcluir
  14. Acabei de ler o livro... lindo, mas estou triste com o fim. Confesso que achava que ela salvar ele... Acho que foi o livro que me deixou mais triste...

    ResponderExcluir
  15. Uma linda história... mas confesso que achei que ela salvaria ele no final... é a primeira vez que fico realmente triste com o final de um livro... aquela carta foi de cortar o coração!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL