sábado, 19 de junho de 2010

A Mão Esquerda de Deus - Paul Hoffman






"Fiquei surpreso ao ver que o livro foi tão bem recebido por essa faixa etária. Não esperava que uma história com tanto sofrimento e crueldade fosse agradar tanto aos jovens, não escrevi pensando exatamente neles. Minha idéia era desenvolver uma trama onde eu pudesse reviver e reinventar aspectos da minha infância. Queria ter a liberdade para amplificar as minhas sensações sobre esse período 40 anos depois de tê-lo vivido e foi bem divertido".

                                                                                                              Paul Hoffman
O Santuário dos Redentores é um lugar desolador. Um lugar onde a esperança e a alegria não são bem-vindas. A maior parte dos meninos que habitam o lugar foi levada para lá muito nova e contra a vontade. Eles padecem sob o regime opressor dos Lordes Redentores, cuja violência e crueldade têm como único propósito honrar a memória do Redentor enforcado - e passam suas vidas prisioneiros dos corredores labiríntico e tortuosos do Santuário, um lugar com séculos de histórias e segredos, e que ninguém conhece por completo...
No meio de um desses corredores, há um menino. Talvez ele tenha 14 anos, talvez tenha 15: ninguém sabe ao certo. Lá dentro, é chamado de Thomas Cale. Seu verdadeiro nome, já esqueceu há muitos anos. Eles já esqueceu de tudo de sua antiga vida. Em breve, será a testemunha de um ato horrendo. E é neste momento que começará a sua extraordinária vida futura. 
Pensem em um universo paralelo, com seu próprio mundo e religião, onde crianças são levadas muito cedo para o Santuário dos Redentores. Lá elas aprendem a não ter sentimentos senão o de lutar e obedecerem cegamente os Lordes dos Redentores.
O livro me faz lembrar o filme A Ilha, onde clones são mantidos em certo local e levados a acreditar que não existe mundo lá fora. Parecido também com outros filme (que agora não estou me lembrando o nome), onde a humanidade não sente mais as emoções. Bom, juntem esses dois ingredientes e você tem a Mão Esquerda de Deus.
 Thomas Cale é um “protegido” de um desses Lordes, por assim dizer, e estava sendo transformado numa arma de guerra. Até então era acostumado a ser surrado, servir de lição, lutar até morrer ou matar, comer ratos e dormir ao relento com outros cinco mil garotos no Santuário. Assim eram seus dias tão normais ali, mas quando ele vê algo horrendo acontecer na calada da noite, sabe que precisa fugir dali.
O livro é bom, e muito diferente de tudo que li até agora, inclusive dos épicos. Cale, seus dois amigos e Riba, vão parar com homens que são inimigos dos Redentores. A recepção é bem pouco calorosa, e as emoções no livro são bem instáveis. Os amigos de Cale assim como eles próprio, adolescentes de 14 ou 15 anos, não são tratados como crianças. As batalhas são todas bem descritas, e o livro é tanto para jovens como para adultos.
O autor faltou um pouco no romance a meu ver, embora este esteja presente em várias páginas do livro. Acredito pelo modo como terminou que esse será o principal assunto na continuação. Pra quem curti guerras, batalhas e afins, vai gostar do livro. No entanto, como toda a série, A Mão Esquerda de Deus deixou alguns pontos  abertos, deixando a gente com aquele gostinho de querer saber mais. Livro muito bom mesmo, abaixo você confere o book trailer e onde achá-lo nas redes sociais: 


















7 comentários:

  1. Eu ouvi falar desse livro, li ate um post sobre capas de livros de fantasia, e ele foi um exemplo de cliche hahahah

    bom... me parece interessante, nao sei se compraria assim de cara... mas derrepente =)

    otima resenha Bru!

    bjos

    ResponderExcluir
  2. ei Bruna ,essas séries acabam com a gente, não é??? Gostariademais de ler esse livro e se sair o filme, mesmo, já estou lá! kkkkkkkkkkk
    Ótiam resenha! bjus!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bruna.

    Ótima resenha!

    Estou começando a ler esse livro e, apesar do ambiente sombrio, estou gostando!

    Espero não me decepcionar até o final!

    Estou sorteando o kit dele no blog, que é lindo!

    Beijos.

    Carla.

    ResponderExcluir
  4. Meninas, o livro é sombrio mesmo, bem diferente do q eu já estava acostumada a ler. Vale a pena. ;)

    ResponderExcluir
  5. Hummm... eu estava em dúvida se leria ou não esse livro, como adoro batalhas e conflitos, acho que vou gostar.

    Bjjs.

    ResponderExcluir
  6. De tanto ler o povo dizer coisas boas desse livro, corri e comprei agora só falta o tempo para ler.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Amei o livro, não vejo a hora de ler o 2º.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL