segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Onde o amor se esconde – Veridiana Maenaka

image

- Ficha Técnica:
- N° de páginas: 350
- Editora: Verus
- Sinopse: Na São Paulo do início do século XX, a jovem Glória sonha com o amor, ao contrário de sua amiga Marisa, cujo desejo é viver tão livremente quanto os homens. Glória, de família tradicional, se casa com o homem escolhido por seu pai. Rico e ambicioso, porém emocionalmente distante, esse homem vê na esposa apenas uma prova de sua ascensão social. Incapaz de dar um herdeiro ao marido, Glória vive uma rotina de violência crescente, enquanto Marisa se casa com o pretendente que escolheu, um notório libertino. A infelicidade de Glória a torna suscetível à sedução de outro homem, e eles têm um encontro avassalador, marcado pela descoberta sexual da jovem. Envolvida em uma trama de luxúria, Glória pode conhecer um prazer jamais imaginado, mas será essa a sua chance de viver um grande amor?

“Onde o amor se esconde”, de Veridiana Maekana, é o livro de estreia da autora na editora Verus. De uma narrativa encorpada e sem pudores, a história de Glória é contada em linhas tristes, cheia de trâmites complicados na vida de uma jovem esperançosa com o primeiro casamento, ansiosa por ser feliz no amor. Contudo, Glória irá traçar um caminho árduo antes de conhecer o verdadeiro sentido dessa palavra. “Onde o amor se esconde” é uma história de romance, mas, antes de tudo, é uma história sobre emancipação feminina, escolhas e liberdade.

O leitor é levado ao início do século XX, numa descrição minuciosa da antiga São Paulo. Glória é uma jovem sonhadora, animada com o casamento que seu pai lhe arranjara. Mesmo que seu pretendente fosse distante durante a corte, a menina cria expectativas de que Erasmo pudesse ser um bom marido, mas não poderia estar mais enganada. Pouco depois do casamento, a moça é submetida as mais diversas humilhações e torturas, ficando a beira da morte. Trancada, prestes a morrer, a jovem acaba sendo salva de seu inferno, afastando-se do marido violento e possessivo.

Glória não esperava que sua liberdade pudesse levá-la a caminhos tempestuosos. Ainda casada, a moça é convencida a se deixar levar por um romance proibido, uma relação que trará consequencias para o futuro. Ao mesmo tempo em que precisa se livrar de uma obsessão doentia por parte de uma pessoa próxima, Glória finalmente terá a chance de conhecer o verdadeiro amor, ainda que precise enfrentar toda uma sociedade – especialmente seu pai –, para finalmente ser feliz na vida.

“Onde o amor se esconde” narra em detalhes as situações degradantes do casamento violento, sem poupar o leitor de cenas mais fortes. Divido em três partes, “Dor”, “Prazer” e “Amor”, a personagem passará por estas três etapas antes de obter o que deseja desde o início da história. Não será fácil, contudo. Junto a um gênio difícil e um tanto pueril – Glória nem sempre toma as melhores decisões, muitas vezes levada ao calor do momento –, a vida da protagonista será um caminho de amadurecimento, passando por frustrações, choques e grandes dificuldades.

A história apresenta um enredo forte e bem construído, de uma narrativa que beira a certo tom sublime. O livro peca, porém, em trazer um trâmite com demasiados acontecimentos. Assim, algumas figuras parecem sobrar ou não ganhar um espaço devido à trama. Marcelo, um personagem importante, é relegado a poucas aparições de início. Só surgirá com força novamente na última parte da história, mas é um personagem robusto e sensível – apaixonante até, o que nos leva a questionar se ele não teria merecido um espaço maior na história de Glória, quando boa parte dela parece ter sido preenchida por Fernando desde o início.

Veridiana mostra que sua escrita e seus enredos a levará a caminhos promissores. “Onde o amor se esconde” nos remete ao romance como o foco da trama, mas eu não o colocaria assim. É um livro sobre o papel feminino na sociedade patriarcal, sobre lutas e perdas, cuja perseverança em não desistir da própria liberdade nos levará a um remate amoroso muito agradável de acompanhar.

- Nota:image

 image

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, de sua opinião, ela é muito importante!

- Caso tenha uma pergunta deixe seu e-mail abaixo que respondo assim que o comentário for lido.
- Se você quiser deixar seu endereço de blog ou site, comente usando a opção OpenID. Comentários com URL não serão mais aceitos.
- Caso sua mensagem não tenha relação com o post, envie sua mensagem pela opção contatos no menu do blog.
- Comentários ANÔNIMOS não serão mais aceitos. Use a opção Nome/URL